
sábado, 12 de janeiro de 2008
Foram mais fortes...
Num jogo bem disputado, entre duas boas equipas a vitória sorriu aos da casa, por 5-1. O jogo começou bastante equilibrado, mas a verdade é que aos 3' perdíamos já por 1-0, num golo com alguma sorte, pois num "alivio" a bola acabou por entrar na nossa baliza. No fim do primeiro período perdíamos por 2-0, mas no melhor período (segundo) da equipa acabamos por jogar melhor que o Desportivo e chegámos ao 2-1 por Pimenta aos 15' e logo depois falhamos escandalosamente o empate, o que poderia ter mudado e muito o jogo. No intervalo tentámos corrigir algo para virarmos o rumo do jogo, mas o Desportivo, jogava um futebol que não nos agrada muito, pontapé para a frente e contra ataque, seria assim que acabariam por fazer os restantes golos, 5-1 foi o resultado final. De salientar que defensivamente não estivemos coesos, vamos ter de trabalhar muito bem esse aspecto com toda a equipa. Para quem viu o jogo o resultado não demonstra aquilo que se passou no rectângulo de jogo, mas a vida tem destas coisas. Este já passou, vamos pensar no próximo e com muita vontade de trabalhar, no entanto não podemos esquecer este jogo, não pelo resultado, mas pelos erros que cometemos e não mais podemos cometer. De salientar que apesar de jogarmos fora o público era maioritariamente afecto à nossa equipa.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
FORMAR PARA APRENDER OU PARA VENCER
Numa sociedade dita consumista onde os valores monetários e materiais se sobrepõem aos morais, onde se encaixa a formação/educação dos nossos jovens?
Estaremos preparados para formar/educar os nossos filhos, alunos, desportistas para enfrentar as vicissitudes do dia a dia e do futuro? É importante e urgente que a via da formação/educação não seja apenas direccionada para o sucesso; que não se crie a ilusão de que só os vencedores são bons, e que os derrotados são pessoas fracas e inúteis.
É necessário passar a mensagem para que todos entendam que a vitória e o sucesso é o desempenho que cada um aplica nas suas funções e/ou no trabalho que realiza. A formação dos nossos jovens tem que necessariamente, ir ao encontro de alguns factores, tais como: o sentido de equipa, o espirito de sacrifício, a humildade, o respeito pelo próximo, o saber perder e o saber ganhar.
Existirão certamente outros requisitos, mas se forem cumpridos todos estes, estaremos a direccioná-los para uma vida mais segura, mais estável, de modo a que percebam que o futuro pode ter uma visão mais abrangente, não só a nível do desporto. Podemos não ter muitos desportistas a seguir uma carreira profissional ou muitos alunos a seguir a via universitária, mas, estaremos a formar um bom adepto, cidadão ou pessoa, e isto é o que deve ser levado em conta.
Infelizmente vivemos numa era em que se dá demasiada importância ao resultado. Senão vejamos: é sintomático os jovens serem questionados depois de um jogo e sempre com a mesma pergunta: Ganhaste ou perdeste? Como se isso fosse o mais importante. E porque não perguntar: divertiste-te? É que é bom não esquecer que estamos a falar de jovens, e não de profissionais que vivem em função dos resultados.
Continuando assim, estaremos a prepará-los bem? Penso que não. Continuamos a cair no erro de só pensar na vitória, no sucesso, esquecendo o quão importante é cada um dar o seu melhor, independentemente do resultado, sempre em prol da equipa, clube ou instituição que representa.
Ao longo da vida irão encontrar algumas dificuldades, e o nosso papel é prepará-los para as enfrentar, combater e ultrapassar, caso contrário, graves consequências poderão advir daí.
Será necessário, deste modo, formá-los na óptica da correcção dos seus erros, não atribuindo demasiado valor ao resultado, para que no dia de amanhã ele se sinta preparado para corrigir o que for necessário e com isso tornar-se uma pessoa mais confiante, melhor aluno, melhor atleta e principalmente melhor ser humano.
Deste modo, tanto as qualidades intrínsecas como as extrínsecas devem ser melhoradas pelos treinadores ou professores, mas também os pais desempenham um papel muito importante no crescimento destes jovens e são o factor vital no desenvolvimento destas crianças. Se por um lado, existem casos em que os jovens não têm apoio nenhum em casa, por outro lado, existem situações em que exigem em demasia deles; tanto um como o outro devem ser suprimidos.
Estarei a escamotear que a vitória não é importante? Nada disso. Sabe bem e é bom ganhar; não podemos é preparar um jovem só para isso. Devemos isso sim, responsabilizá-lo para que ele dê sempre o seu melhor, sabendo que nem sempre irá ganhar ou ser feliz nas suas opções.
Devemos então formar o jovem para a vida, criando-se uma cultura de formar para aprender. Por último, torna-se inevitável realçar que, se não se conseguir o sucesso como jogador ou aluno, que se consiga enquanto ser humano.
Pedro Alegria 2004
Há que levantar a cabeça e continuar a acreditar no vosso valor. Foi apenas um resultado menos bom mas de certeza que muitos resultados positivos vos esperam porque o vosso trabalho e entrega tem de ser recompensado. Força Escolas "A"
Antes de dizer algo mais, continuo a acreditar nesta equipa!!! Não posso deixar de salientar que estiveram 7 jogos sem perder, mas esta semana não foi possivel manter este ciclo, há que trabalhar para continuar a desenvolver estes miúdos (equipa). Não podemos é querer que estes miúdos sejam aquilo que ainda não são (mas podem vir a ser), à que dar tempo ao tempo, pois como se sabe a capacidade de assimilação juntamente com a componente prática, nem sempre é fácil nestas idades, o nivel de exigência que se pede a uma equipa de Escolas ou Infantis em nada se pode comparar a outros escalões (e não falo da diferença entre futebol de 7 e 11), por isso acho que algumas pessoas devem pensar naquilo que querem para o "nosso" futebol, naturalmente o mister não está incluido, pois como é ele quem melhor conhece estes miúdos (maioria), ele melhor que ninguém sabe quais as opcções que deve tomar e qual o trabalho que deve desenvolver durante a semana. Não se esqueçam que falamos de miúdos e não de máquinas, ganhamos quando podemos quando não se pode não se ganha, pelo que sei ninguém é obrigado a nada. Aos treinadores da formação um muito obrigado por tudo o que fazem por este clube e miúdos, muitos tem dificuldade em reconhecer o vosso trabalho, quantas pessoas desta sociedade trabalham a custo zero disponibilizando-se para quase tudo? Treinar à chuva, gastar gasolina, educar os nossos Filhos e por vezes "aturar" os Pais. Não há dinheiro que pague a alegria dos miúdos, mas não se esqueçam que se não podem pagar nada às pessoas também não lhes podem exigir determinadas coisas. À quem nada faça pelo clube como podem criticar os que tentam elevar o nosso nome, já dizia o ditado: "Antes de por a linguar a trabalhar ponha o cerebro a funcionar"
"..o nivel de exigência que se pede a uma equipa de Escolas ou Infantis em nada se pode comparar a outros escalões (e não falo da diferença entre futebol de 7 e 11), por isso acho que algumas pessoas devem pensar naquilo que querem para o "nosso" futebol.."
Porque é que não se pode comparar?
"Algumas pessoas" "nosso" refere-se a que? SCC?
Acredito nesta equipa, mas ha jogos e jogos e como nao sao todos iguais, nem sempre podemos ganhar.
Ha que continuar a trabalhar e levantar a cabeça para no proximo jogo enfrentar a equipa adversaria com dedicaçao, orgulho e força.
Se voçês forem capazes de jogar com alegria e um sorriso nos labios tudo sairá melhor.
Estudem e trabalhem para que os vosso presente seja um promissor futuro!
Boa semana para todos!
Há dúvidas que nesta equipa à jogadores com futuro, naturalmente uns mais que outros, não só porque já cá andam à mais tempo ou pelo simples facto de terem mais qualidade, não é por se perder um jogo que põe em dúvida a qualidade de alguém ou algo, não critiquem o futebol do SCC, pois é o possivel, era bem melhor que quem critica pudesse dar uma mãozinha para ajudar a melhorar algumas coisas, mas infelizmente as criticas sobrepõem-se sempre às ajudas. Quem gosta do SCC tem é de ajudar naquilo que puder e não andar por ai a falar em coisas, que muitas vezes nem sabem do que falam. Conheçam a realidade e depois falem, com conhecimento de causa.
Sporting Clube da Covilhã SEMPRE
ajudas só pagando
Mas felizmente que ainda ha quem trabalhe por gosto á camisola, e esses sim tem todo o mérito e o apoio de todos aqueles que estao no scc por bem.
ainda bem que o senhor não anonimo pensa assim. É de gente de assim que o scc precisa. Tudo a trabalhar de borla mais nada. Acredite que se for treinador, ainda vai chegar ao séniores, mas por amor à camisola não vai receber nenhum e vai ter jogadores a custo zero, porque todos terão amor à camisola. Só espero é que não seja todos pela mesma camisola, porque depois algum podem ficar com ciumes!
AI AI
Sempre que perdem jogos, chovem comentários sobre a importância da formação. Já percebi o que é essa formação de que tanto falam... DESCULPAS, simplesmente isso.
acredito que este covilhoco nao seja o mesmo que escreveu noutros tempos...nos blog do SCC...pois este mostra uma incoerência tal.que nao faz qualquer sentido isso...
se tem algo a dizer sobre o tipo de formação que se trabalha aqui no SCC faça o favor de expor....porque certamente ninguem lhe fechará a porta na cara com essa pergunta...e já agora...assuma.se e diga quem é.
pareçe me que está mais do que na altura de deixar os nick name de lado e mostrarmos realmente quem somos.
cumprimentos
RODRIGO MATOS
Parece que alguém (não sei como lhe chamar, não se identifica) está com duvidas ou curiosidade sobre a formação do SCC.
Se têm tanta curiosidade, porque não dão a cara e tentam tirar as duvidas perto de quem lhas pode tirar????
Não me alongo mais, e como também sou COBARDE e tenho medo de represálias também não me identifico!!!!!!!
GONÇALO MONTEIRO
hola mais uma vez...
pareçe que o comentario que expus em outrora, anda a criar um certo desconforto nalgumas pessoas...
e muito sinceramente ainda bem que assim é, pois era mesmo essa a minha intencionalidade, de forma a poder diagnosticar que tipos de pessoas temos a ´nossa volta, e esta foi uma maneira, diria até, bastante simples de o fazer...
"sr.covilhoco" essa sua "pulga"atrás da orelha será que quererá dizer que afinal eu tinha razão ao postar este coment??
talveza sim..talvez nao....só voçe o saberá...
por sorte ou por azar foi postado num dia depois de uma derrota dos escolas A, mas nao numa derrota dos escolas B e juvenis(esteja mais atento a outros blogs tambem)
nao querendo entrar em guerras, mas sim em conflitos (aliciam me bastante, estes) decidi colocar em TODOS os blogs do SCC (nem em todos foi aceite) este mesmo texto, pois pareçe me a mim, que tem uma coerência e pertinencia bastante acentuada, e o assunto que trata é de real importancia.. "QUE TIPO DE FORMAÇÂO"
para terminar, porque ta na hora de se fazer algo tambem de muito util além de escrever no blog, quero reutilizar uma expressão que um dia me despertou a atenção e com a qual estou em total sintonia que é a seguinte:
- "por vezes é muito mais dificil "treinar" os pais, do que os proprios miudos"
e é com base neste treino que achei interessante postar este coment, de forma a solicitar alguns comportamentos inicialmente "apenas" psicologicos e futuramente a nivel mais humano "nos pais" destes jovens que fazem parte do SCC.
acredito que com este comentario possa ter alguns maus olhados sobre mim agora...
mas desculpem, prefiro ser mal olhado do que ser mal formado.
cumprimentos a TODOS
continuação de bom trabalho na FORMAÇÂO no SCC
RODRIGO MATOS
Isto quandi entra o nome "escolas B" a coisa treme em todo o lado lolol ;-) É porque o FORTE foi bem construido!! eheh já deu para ver no post anterior do andré... :-)
Rodrigo Matos, eu digo talvez não!
A "pulga" atrás da orelha seja de quem for, certamente anda escondida e não se quer ver, mas como disse o anónimo Gonçalo Monteiro (LOL) este covilhoco não me parece o mesmo de outro blog!
No entanto, não deixo de dar um pouco de importância ao comentário deste. Desculpem-me mas tem um pouco de razão. Passo a explicar:
(antes queria dizer ao andré que desculpe estar a utilizar o blog dele (escolas A) para dizer isto)
Este ano, foi um ano INOVADOR para o SCC, um ano de muita evolução, eu diria UM PASSO GIGANTE em que os BLOGS que se criaram e que passaram a dar toda ou quase toda a informação necesária dos nossos miudos, e ainda mais a possibilidade de comentar coisas, levou a que houvesse por assim dizer, uma espécie de revolta. Uma revolta (para mim) positiva, saudável. Estas pequenas pressões em torno do mundo virtual, depois vão-se notar no terreno, o que é optimo. Está assim o SCC a treinar num nível muito mais real do futebol, onde as criticas chovem de todo o lado...
Por outro lado, os blogs interactivos, dão-nos a liberdade (nós SCC), de mostrar e até explicar a todos os que estão por fora, o que é que quermos do futebol, com a possibilidade de mudar algumas mentalidades! Já viram a sorte que temos?
Eu acho normal que quando se perdem jogos que apareçam mil e um comentários, é normal. É sinal que as pessoas querem que o SCC ganhe. Mesmo que por veses as pessoas não saibam alguns porquês das derrotas é bom que se exprimam e "nós" só temos de explicar esses porquês (mas só uma vez...há uns que abusam).
Também não concordo que os blogs sejam só para dar "uma palmadinhas nas costas" e dar os parabens quando ganham. Mas quando se perde também não é preciso chamar "nomes" às pessoas lolol
Ás vezes é preciso dizer que SIM às pessoas ;-)
E não se esqueçam, não é o facto de alguém se identificar que muda a critica, apenas muda a forma como fazem a critica. Não acho assim tão importante que as pessoas assinem, os únicos que têm de tomar posições são os treinadores mais ninguém.
E como depois de muita "conversa" após derrota, vem victória ;-)
Bem, tenho de ir almoçar :-)
um abraço e um beijinho
Postar um comentário